Acesse a I Circular de chamada
  Acesse a II Circular de chamada
                     Português /Espanhol

II Simpósio Internacional do GTA “Olhares Geográficos sobre Paisagem e Natureza” Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Mato Grosso do Sul -Brasil.

De 13 a 17 de junho de 2016.

 

O Grupo de Pesquisa Território e Ambiente da FCH/UFGD realizou no ano de 2015 seu primeiro evento internacional, intitulado “Seminário Internacional Leituras sobre Moçambique”. O objetivo do evento foi dialogar sobre o país africano considerando um projeto de pesquisa do Grupo financiado pela AULP/CAPES. Esse evento contou com a participação de pesquisadores e acadêmicos das seguintes instituições: Universidade Eduardo Mondlaine de Moçambique, PUC/SP e UFGD (FCH e FADIR). Todavia, foi apoiado pela AGB-Dourados, Cátedra UNESCO ‘Diversidade Cultural, Gênero e Fronteira’, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e Laboratório de Pesquisas Territoriais da FCH.

                                                           

O Tema

O segundo evento internacional proposto pelo Grupo de Pesquisa Território e Ambiente terá como tema “Paisagem e Natureza”, considerando a paisagem como um conceito fundamental para a Geografia, que tem evoluído com o próprio desenvolvimento da disciplina científica e com a sociedade, passando do entendimento de um sistema de componentes naturais inter-relacionados e interdependentes para uma construção social realizada por diferentes sociedades. Em uma íntima relação com a cultura e o desenvolvimento, transcendendo a disciplina geográfica e chegando a converter para muitos em um núcleo fundamental da relação natureza-sociedade, em um planeta cada vez mais submetido a trocas ambientais globais e a uma economia globalizada e depredadora da cultura e da natureza.

Portanto, a relação entre a paisagem e a natureza, tal como é vista, desde a Geografia e que transcende a outras ciências se converte em um aspecto importante de análise e debate com o propósito de avançar as bases teórico-conceituais e práticas consideradas como construções sociais e, logo, patrimônio fundamental da sociedade.

Partindo destas premissas, o Grupo de Pesquisa Território e Ambiente, optou por dedicar este evento ao diálogo acerca dos diferentes olhares sobre o tema paisagem e natureza.

CONTATO: sipengta@gmail.com

 

Acesse a III Circular de chamada
       Português           Espanhol

    © 2016 - 2019

Criado por João Batista Alves de Souza

 

Para mais informações: 

edvaldomoretti@ufgd.edu.br

Grupo de Pesquisa Território e Ambiente – GTA

Laboratório de Pesquisas Territoriais – FCH 

Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Cidade Universitária Rod. Dourados/Itahum, km 12 s/n –

CEP: 79804-70/Dourados-MS

Telefone: (67)3410-2265 (UFGD/FCH)